Redação do PAS-UnB: critérios de correção e como calcular a própria nota.

Palestra sobre o PAS na sua escola? Contate-nos.

Olá, sou Tiago e junto a Ju <3 fundei este projeto. Resolvi escrever sobre a redação do PAS UnB e mostrar a vocês como a nota da redação é calculada, o quanto ela representa na sua nota final e descrever a sua importância para a aprovação. Essas são as principais dúvidas que a galera tem, mas se você quiser esclarecer algum assunto é só deixar a pergunta nos comentários deste post ou nos procurar em alguma rede social.

ESTUDE PARA O PAS UNB COM MATERIAL DE QUALIDADE. CONHEÇA AS NOSSAS APOSTILAS

Redação elimina?

Primeiro, cabe destacar que a redação deixou de ser aplicada apenas na terceira etapa a partir de 2011. Eu, por exemplo, fiz redação apenas na terceira etapa (meio velhinho…). Junto com essa mudança, outra também aconteceu em relação às questões do tipo D, que antes eram, além de classificatórias, eliminatórias. Isto é, se você não conseguisse pelo menos 20% em todas as questões do tipo D em todas as etapas estaria automaticamente eliminado. Falando em eliminação, e já respondendo a questão muito recorrente, esta é uma característica que a redação ainda carrega consigo, pois além de classificatória, ou seja, poder te classificar na frente de outro estudante, ela também é eliminatória, isto é, pode te tirar de qualquer chance de conseguir aprovação na UnB. Se ao final das três etapas você não obtiver pelo menos 20 pontos da soma ponderada da nota das três redações juntas, você estará eliminado. Funciona assim: você soma a nota da primeira etapa com duas vezes a nota da segunda etapa e soma o resultado com 3 vezes a nota da terceira etapa. Se o resultado der menor do que 20, já era pra você. Nesse caso, você já está eliminado.  Se for maior ou igual, ainda continua no jogo! Vejam a fórmula disponibilizada pelo edital nos critérios de eliminação:

normalappimage10.png

Lembrando que você pode até zerar uma das três redações, como por exemplo tirar 0 na primeira e na segunda e tirar 7 na terceira, o que totalizará 21 no total. Portanto, zerar redação não elimina, elimina não conseguir 20 pontos na soma ponderada das 3 juntas. Grave esta regra. Ou melhor, não precise se preocupar com ela!

Cálculo da nota

Outra dúvida muito recorrente é quanto a como calcular a nota da redação. Bem, o cálculo é simples, você só precisará saber interpretar como aplicar os critérios de correção na fórmula (sim, existe uma fórmula para saber o desempenho na redação… [aceite e aprenda que dói menos!]). Primeiro, faz-se necessário entender que a redação é corrigida atribuindo uma nota para a parte macroestrutural e uma nota para a parte microestrutural e depois aplicando ambas na mesma fórmula, e o resultado será sua nota. Veja a fórmula:

screenshot_2017-02-25-17-00-49.jpg

A parte macro trata da APRESENTAÇÃO (legibilidade, respeito à margem e indicação de parágrafos) e do DESENVOLVIMENTO DO TEXTO (objeto pessoal e justificativa de escolha, respeito ao tema, e coerência e progressão textual) e vale no total 10, com valor apenas positivo. A parte micro trata da GRAFIA/ACENTUAÇÃO, MORFOSSINTAXE e PROPRIEDADE VOCABULAR. Em resumo é a  gramática, e vale 0, com valor apenas negativo. Isso mesmo! Se você não comete erro a nota que permanece é a nota da parte macro. Se você comete erro, vai ser descontado do que você já tinha conseguido (às vezes o óbvio precisa ser dito: não erre!).

Na prática. Se você tirar 10 na parte macro, escrever 30 linhas e errar 5 vezes a sua nota será 9,666. Veja a aplicação na fórmula:

normalappimage10.png

Outra coisa que você precisa saber é que quanto mais linhas você escreve, menor é o valor dos seus erros, e consequentemente, menor o valor descontado da parte macro que você já ganhou. Se, nesse caso, você escreveu somente 15 linhas, a sua nota será 9,333. Isto é, a quantidade de erros e o número de linhas são inversamente proporcionais.

normalappimage10.png

Onde entra a nota da redação e ela vale muito?

Uma coisa que deve ficar claro de imediato para você é que a nota da redação nada tem a ver com o seu Escore Bruto; São notas completamente diferentes. O Escore Bruto é a nota da prova de conhecimento, das questões que você faz, e a nota da redação é a do texto que você elabora. Então, onde ela entra? A nota da redação entra apenas no Argumento Padronizado de cada etapa, que vai , no final da terceira etapa, gerar o Argumento Final. Talvez você não saiba o que é o Argumento Padronizado, mas, em resumo, é a soma ponderada do Afastamento Padronizado da nota das questões mais o da nota da redação. E, respondendo à pergunta, a redação representa apenas 10% do Argumento padronizado de cada etapa e, consequentemente, do Argumento Final. Vejam a fórmula disponibilizada pelo edital:

tempfileforshare_2017-02-25-17-19-15.jpg

Ou seja, a redação não vale tanto assim no fim dos cálculos. Por outro lado, 10% pode fazer uma grande diferença quando forem computados os Argumentos Finais de todos na terceira etapa.

Quando sei que minha nota da redação foi boa?

A minha opinião é que redação boa é redação nota 10. Mas, como o que interessa é a aprovação na UnB, isso vai variar do curso e do sistema de concorrência. Por exemplo: Um estudante que quer medicina no sistema universal não pode tirar menos do que 8 na redação. Claro que pode passar com menos e provavelmente alguém já tenha passado, mas não podemos brincar com a concorrência neste caso. Por outro lado, para concorrer para Teoria Crítica e História da arte noturno com cota para escolas públicas PPI baixa renda, a nota da redação pode se dar ao luxo de ser 5, 6 ou 7. Então, não é questão de ideologia ou preconceito, mas de estatística. Depende dos seus objetivos.

Já conhece as nossas apostilas? Compre e comece a estudar agora mesmo!! Apostila de Análise de Obras e de Redação & Questões tipo D. Enviamos para o Brasil todo com frete reduzido.

Espero que tenham gostado do artigo. Se você leu até aqui, comente #UnBVouPASsar pra eu me motivar a continuar escrevendo para vocês.

Obrigado por ler até aqui e obrigado por nos permitirem ajudar você.

Quer participar do nosso grupo do wpp? Solicite mandando uma mensagem para 992083662 ou 982006158. Para receber as mensagens da Lista de Transmissão, você tem que nos adicionar como contato e nos mandar mensagem para adicionarmos você. Curta nossa fanpage.

Abraços e bons estudos!!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: