VESTIBULAR x PAS: descubra qual o meio mais fácil de entrar na UnB

Existem diversas formas de se entrar na UnB, entre elas estão o PAS, que acontece no final do ano, e o Vestibular tradicional, que acontece no meio. Assim, partindo de que são provas bem diferentes, mas que levam ao mesmo objetivo (entrar na UnB), e que quem faz o PAS pode fazer o vestibular de igual forma, como decidir qual das duas podemos e devemos aplicar os nossos esforços?

ESTUDE PARA O PAS UNB COM MATERIAL DE QUALIDADE. CONHEÇA AS NOSSAS APOSTILAS

Em função do vestibular que aconteceu no último final de semana, essa foi a pergunta que mais bombou no Instagram, no facebook e nos grupos do Whatsapp do Tudo Sobre o PAS UnB. Pensando nisso, decidimos levantar os 6 motivos pelos quais nós acreditamos que, em detrimento do vestibular tradicional, o PAS-UnB deve receber 100% do foco da nossa preparação rumo à UnB!

Vamos dividir os motivos por critérios:

1-Quanto à quantidade de conteúdo

O conteúdo que é cobrado no vestibular é bem extenso e o conteúdo cobrado no PAS é muito menor. Em dois dias de prova, num único final de semana, o “vest” reúne o conteúdo de três anos. O PAS, diferentemente, demora 3 anos para, em 3 dias de prova, cobrar todo esse conteúdo. Ou seja, podemos dizer que o PAS, em cada prova individualmente, tem apenas o conteúdo de um ano, o que significa apenas um terço da prova do vestibular tradicional. É uma diferença enorme no momento de estudar e no momento de lembrar também, dada a enorme quantidade de informação.

2-Quanto ao tamanho da prova

Se considerarmos cada prova individualmente, o PAS costuma ter 100 questões na primeira etapa, 110 na segunda e 120 na terceira, a maioria delas objetivas, e uma redação em cada etapa, Totalizando 330 questões e 3 redações ao longo de 3 anos. O vestibular tem 120 questões no primeiro dia mais a redação e 150 no segundo. O PAS parece ser maior, né?! Não! Em quantidade de itens, há uma diferença somente de 330 para 270, ou seja, 60 itens. Mas precisamos considerar que o PAS é feito em 3 anos e o vest é feito em 1 final de semana. Se fizermos uma comparação de dias de preparação por item, podemos dizer que o PAS tem 365 dias para cada 110 itens, enquanto o vest tem 1 dia para cada 140 itens. Os números dizem por si só!

3-Quanto à concorrência e demanda

Vamos olhar as estatísticas oficiais e deixar que elas falem por si próprias. Neste ano (2019), segundo o CEBRASPE, 14.696 estudantes fizeram o vestibular. Já o PAS, em 2018, somente 12.268 estudantes fizeram a terceira etapa, uma diferença de quase 2.500 pessoas. Enquanto para o vestibular havia 2105 vagas, para o PAS havia 4.222.

4-Quanto ao nível da concorrência

Além dos números, outro fato demonstra que o PAS tem muito mais vantagens que o vestibular, já que apenas estudantes do ensino médio regular e que tenham feito pelo menos as duas últimas etapas podem fazê-lo. Já o vest, todo e qualquer estudante que tenha se formado no ensino médio pode fazer. Ou seja, no PAS todos, absolutamente todos os concorrentes, estão no mesmo nível, estão todos matriculados na escola, têm geralmente a mesma idade, a maioria mora no mesmo estado, e, considerando os sistemas de concorrências, tiveram a mesma educação. Não há, portanto, concorrência desleal com estudantes e, muitas vezes, até professores que estão há anos se preparando para a prova.

5-Quanto ao número de vagas

A UnB acredita tanto no PAS que reserva 50% de suas vagas a ele, outras 25% para ENEM e apenas 25% para o vestibular tradicional, ou seja, o dobro. Dessa forma, está claro que até mesmo a UnB sabe que o PAS é a melhor forma de se entrar na UnB.

6-Quanto à pressão psicológica

Por fim, em termos de pressão, sempre há, em alguma medida, uma dose de tensão ao fazermos uma prova, principalmente aquela que nos dará uma vaga na universidade dos nossos sonhos (a gloriosa UnB). Seja o PAS, Vest, ENEM e etc, sempre é uma grande responsabilidade, afinal o resultado definirá os próximos anos da nossa vida e, provavelmente, todo o resto. Pensando por outro lado, decidir os próximos 4 ou 5 anos da vida em apenas um fim de semana pode ser bem mais doloroso do que decidir isso ao longo de três anos, em 3 provas e etapas diferentes, que podem ser bem tranquilas quando se vai bem nas duas primeiras etapas (fica a dica). A diferença é realmente absurda.

Desa forma, após mostrarmos esses 6 motivos, acreditamos muito que o PAS é a forma mais fácil de se entrar na UnB. Por isso nós incentivamos ao máximo que, àqueles que têm a chance, dediquem o máximo possível ao PAS, pois, em termos comparativos, é bem mais fácil do que o vest. Isso não significa que o PAS seja fácil, mas que é um meio mais dinâmico, mais previsível, menos tenso e mais justo. Além de tudo, quem faz o PAS sempre poderá fazer o vestibular, não o contrário. Então, a dica é focar 100% no PAS e também fazer o vest, pois, em alguma medida, a preparação de daquele também serve para este.

Já conhece as nossas apostilas? Compre e comece a estudar agora mesmo!! Apostila de Análise de Obras e de Redação & Questões tipo D. Enviamos para o Brasil todo com frete reduzido.

Não se esqueçam de sempre contar com o Tudo Sobre o PAS UnB, sempre estaremos à disposição!

Quer participar do nosso grupo do wpp? Solicite com mandando uma mensagem para 61 92083662.

Bons estudos! Sucesso!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido.
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: