Conhecendo a UnB (Universidade de Brasília)

Olá, futuros coleguinhas de UnB (confesso que ainda não sei como chamar vocês), tudo bem com vocês?

No dia da recepção dos Calouros, foi incrível

 

Me chamo Gisele Freitas (mais conhecida como irmã do Tiago), tenho 20 anos e entrei no curso Engenharia de Produção no primeiro semestre de 2018 por meio do PAS, e sim, o Tudo Sobre o PAS UnB tem grande responsabilidade na minha aprovação. O meu maior desejo é que todos que têm o sonho de ingressar na UnB, consigam. Então, entrei para a equipe do TSPAS UnB para ajudar a tornar esse sonho real.

 

 

Mas chega de enrolação, vamos logo ao assunto. Hoje vim aqui trazer pra vocês um pouco mais da história da nossa tão amada UnB. Mas não é só isso, com este post começaremos uma série de posts com mais detalhes e curiosidades sobre a nossa linda Universidade. Para não ficar de fora de nada é só continuar acompanhando o blog.

A Universidade de Brasília (nossa tão amada UnB), brotou da junção de ideias de grandes homens: um antropólogo chamado Darcy Ribeiro, um educador chamado Anísio Teixeira e um arquiteto chamado Oscar

Anísio Teixeira
Oscar Niemeyer
Darcy Ribeiro

Niemeyer (como se ninguém soubesse quem são hihihi). Cada um deles agiu em uma área diferente. Darcy pensou na base da instituição, Anísio, como um excelente educador, pensou no plano pedagógico e Niemeyer converteu toda a ideia em prédios.

 

 

 

Apesar do espaço para UnB já estar reservado desde o projeto original de Brasília, não foi tão simples conseguir que a construção fosse iniciada. A proximidade do campus com a Esplanada dos Ministérios fez com que certas autoridades ficassem receosas, pois acreditavam que isso acabaria trazendo alguma interferência política da parte dos estudantes.

Superando todas as pedras no caminho, Darcy fez parte da direção da Comissão de Estudos da universidade de Brasília. E enfim, em 15 de dezembro de 1961, o presidente da época, João Goulart, sancionou a Lei 3.998, que possibilitou o play da nossa linda UnB.

Instituto Central de Ciências, o Minhocão, na década de 1960. Foto: Arquivo Cedoc / UnB

Logo em 21 de abril de 1962, aconteceu a inauguração, e não, ela ainda não estava pronta. Na verdade, quase tudo era canteiro de obra e haviam poucos prédios prontos. Mas o sonho de Darcy e Anísio era real e não havia nada que os parasse (ainda bem).

Anísio Teixeira discursa na inauguração da UnB, em 1962, no Auditório Dois Candangos (FE). Foto: Cedoc/Arquivo Central UnB

Tudo era feito com muita velocidade, e cada vez mais rápido os prédios ficavam prontos e já começavam a ser utilizados. Dizem que era poeira que não acabava mais, e quando acabava a poeira, vinha a lama. Mas só aquilo já era incrível, pois sabiam que um futuro brilhante estava por vir.

Trabalhadores durante construção da Universidade de Brasília, por Heinz Foerthmann / Acervo Fundação Darcy Ribeiro

Hoje, a UnB atende cerca de 50 mil alunos, e oferece mais de 120 cursos. É uma das melhores do país (é a melhor – opinião pessoal e tendenciosa -). E além do campus do Plano Piloto, foram criados mais três campi. O primeiro, foi em 2006, o campus Faculdade UnB Planaltina (FUP). Já em 2008, mais dois campi foram inaugurados, a Faculdade de Ceilândia (FCE) e a Faculdade do Gama (FGA). Além disso, a UnB também conta com a Fazenda Água Limpa (FAL).

Campus Darcy
Foto: goop
Campus Planaltina
Foto: Fup.unb.br
Campus Ceilândia
Foto: fce.unb.br
Campus Gama Foto: fga.unb.br
Fazenda Água Limpa
Foto: Fal.unb.br

 

Cada um dos campi é destinado a uma área, a FGA é o Campus da Engenharia, A FCE é um campus voltado para área da saúde, a FUP é voltada para as ciências agrárias , e o Darcy Ribeiro é um campus misto. Aqui no blog já temos um post que mostra todos os cursos, um de cada campus. Nos posts seguintes, falaremos com detalhes sobre cada um dos campi.

Além de todas as informações técnicas, cabe mencionar que a UnB é linda, tem um ambiente super agradável, com um jardim mais bonito que o outro. Na época dos Ipês nem se fala (sou muito apaixonada por aquele lugar), até ensaios fotográficos são feitos por lá. Me arrisco a dizer que o por do sol de lá é um dos mais bonitos de Brasília. O que a UnB tem de qualidade, tem de beleza.

Jardins da UnB
Foto: Prc.unb.br
Ipês na UnB
Foto: pesquisaeducaoadistancia.blogspot.com

Gostou das informações? Quer mais?  É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos atualizando essa séria de descobertas sobre essa Universidade maravilhosa.

 

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta

Ajuda? Manda um whats whatsapp
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: