Conhecendo o ICC (Minhocão)

Olá, futuros coleguinhas de UnB (confesso que continuo sem saber como chamar vocês), tudo bem com vocês?Estou aqui hoje para continuar a série de posts sobre nossa tão amada UnB. E se não quiser perder nenhum outro post, é só continuar acompanhando o blog.

 

Começaremos focando primeiro no Campus Darcy Ribeiro. E vou mostrar pra vocês um pouquinho sobre o Instituto Central de Ciências (ICC), que também é conhecido como Minhocão e é o principal prédio acadêmico da Universidade de Brasília.

 

Como falamos no post anterior, foi desenhado por Oscar Niemeyer, e foi o primeiro prédio a ser construído. Ele acaba sendo o prédio central da universidade, possui quase 1 quilômetro (dá pra emagrecer uns quilinhos sendo unbersitário), onde existem milhares de salas de aulas (de todos os tipos), laboratórios, anfiteatros, lanchonetes e faculdades, tudo em um só lugar, é onde TODOS uma hora ou outra vão passar.

ICC, meados de 1963/1971
Foto : archtay.com
ICC
Fonte: correioweb.com

Assim que a estrutura ficou pronta o prédio começou a ser utilizado, inicialmente, pela psicologia e pela biologia. A universidade não possuía recursos suficientes para outros prédios e foi quando decidiram colocar outras áreas que precisavam de espaço.  Hoje o ICC abriga sete institutos, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Física, Geociências, Letras e de Psicologia. Três faculdades, Comunicação, Agronomia, Veterinária, Arquitetura e Urbanismo.

 

 

O ICC é dividido em três partes, Norte, Central e Sul. As entradas principais, e foram apelidadas pelos próprios alunos de Ceubinho (saída norte) e de Udefinho (saída sul). Entre uma aula e outra você consegue ver alunos de todos os cursos perambulando por lá, seja trocando de sala, comprando um cafezinho (croissant de chocolate, no meu caso) ou sentados pegando um ar.

 

 

Evento realizado nas saídas do ICC
Foto: Júlio Minasi/

Durante as idas e vindas no ICC fique atento aos murais, lá existem inúmeras propagandas desde de eventos culturais a venda/aluguel de imóveis. É um meio de comunicação eficaz para boa parte da comunidade acadêmica. Às vezes você dá sorte de encontrar um workshop/palestra maneira no meio de tanto cartaz.

 

Dentro do ICC, existem os Centros Acadêmicos (CA’s), é o local onde os universitários se reúnem para descontrair, jogar sinuca, descansar e até mesmo formar grupos de estudos.

 

 

Acredito que o ICC, na verdade, seja o coração da UnB. Os jardins do meio do prédio são lindos e fazem parte de uma coisa que une a natureza e a liberdade que você se sente andando pelo Campus. Os alunos costumam brincar que os jardins são mais bem cuidados que os alunos (que talvez seja verdade, pois em plena seca o jardim está verde).

 

Jardins do ICC
Foto: :flickr.com

Confesso que lá foi uns dos lugares que me fez ver a beleza da UnB. Alem de ser enorme, possui pequenos jardins internos que transformam nosso dia, o tornando um pouco melhor. Mesmo com seus diversos problemas de estruturas (nem tudo são rosas, meus amigos), e todos aqueles pombos e gatos (diz a lenda que se um estudante não consegue se formar, se torna um gato, o que é bastante válido, pois todos os semestre o número de gatos aumenta), é um lugar que tem seu charme.

 

Gostou das informações? Quer mais?  É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos atualizando essa séria de descobertas sobre essa Universidade maravilhosa.

 

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta

Ajuda? Manda um whats whatsapp
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: