Conhecendo a FD

Olá, futuros coleguinhas de UnB, tudo bem com vocês? Estou aqui para continuar a série de posts sobre nossa tão amada UnB. E se não quiser perder nenhum outro post só continuar acompanhando o blog.

Hoje, vou apresentar para vocês a Faculdade que foi considerada em 2015 como a melhor faculdade de direito do Brasil em qualidade de ensino, e 8ª no ranking geral, pelo Ranking Universitário Folha (RUF), ou seja, a tão famosa e cobiçada Faculdade de Direito da UnB, ou como costumamos chamar, FD.

Como já foi citado no primeiro no post sobre o ICC, o curso de Direito era um dos cursos que era abrigado pelo Instituto de Ciências, entretanto, em 1982 o curso de Direito foi transferido para um novo prédio, que na época chamava-se Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados (FA), o local foi inaugurado para abrigar os cursos e Direito, Ciência Política e Relações Internacionais.

No ano de 1994 o curso de direito no turno da noite foi criado, o que tornou o curso muito mais acessível para pessoas que trabalhavam durante o dia, e neste mesmo ano, o curso deixou de ser só um Departamento, tornando-se a Faculdade de Direito, o que cooperou para que ficasse a frente de diversas faculdades do país.

E finalmente em 2012, foi criado um novo edifício que abrigou os curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, fazendo com que a FA deixasse de existir, sendo constituída oficialmente a Faculdade de Direito, FD.

Além de toda a qualidade de ensino e estrutura, cabe mencionar as diversas figuras que já foram alunos ou professores da instituições:

Maria Cristina Peduzzi (direito) — ministra do Tribunal Superior do Trabalho *
Cláudio Fonteles (direito) — ex-procurador-geral da Repúbica
Estefânia Viveiros (direito) — ex-presidente da OAB-DF *
Edson Carvalho Vidigal (direito) — ex-presidente do STJ
Joaquim Barbosa (direito) – presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) *
Gilmar Mendes (direito) – ministro do Supremo Tribunal Fedral (STF)

Maria Cristina Peduzzi
Cláudio Fonteles
Estefânia Viveiros
Edson Carvalho Vidigal
Joaquim Barbosa
Gilmar Mendes

 

 

 

 

 

Faculdade de Direito
Foto: G1

É uma das Faculdades mais distantes do ICC (se bem que tudo lá é longe), alguns (na verdade, só os alunos de lá) costumam chamar de Monte Olimpo. O lado bom, é que é ao lado do posto de gasolina, onde ficam localizadas as lanchonetes com aqueles lanches poucos saudáveis que nos permitem afogar nossas mágoas (não sei vocês, mas eu adoro justificar minha comilança dizendo que o semestre está difícil).

Jardim da FD Foto: Alumni

E para não perder o costume da falar da beleza da nossa Maravilhosa UnB, assim como todos os lugares já citados na série, o jardim da FD não fica pra trás em momento algum, também está sempre verdinho e trazendo aquele ar de esperança, nos fazendo sentir mais leves e nos conectando com a natureza.

 

 

Gostou das informações? Quer mais?  É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos atualizando essa séria de descobertas sobre essa Universidade maravilhosa.

 

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta