Conhecendo FUP (Faculdade UnB de Planaltina)

Olá, futuros coleguinhas de UnB, tudo bem com vocês? Estou aqui para continuar a série de posts sobre nossa tão amada UnB. E se não quiser perder nenhum outro post só continuar acompanhando o blog.

 

Campus Planaltina
Foto: Fup.unb.br

Para acabar de vez com essa história de que UnB é só o campus Darcy, hoje vamos falar da Faculdade UnB de Planaltina, para os mais íntimos, FUP. Quase 50 anos depois da criação da UnB, iniciou-se o processo de expansão com a construção de três novos campi no Distrito Federal, começando pela FUP, e vou apresentar um pouco dela pra você.

 

FUP vista do alto
Foto: fup.unb.br

 

O Campus está localizado em Planaltina, Área Universitária 01, Vila Nossa Senhora de Fátima. A FUP é composta por 4 prédios: Alojamento Dom Tomás Balduíno, Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP), Edifício Paulo Freire (Unidade Acadêmica – UAC), Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP).

 

 

Alojamento, FUP
Foto: flickr.com

Alojamento Dom Tomás Balduíno:  Idealizado para alojar (o próprio nome já diz isso) os estudantes.

 

Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP): Foi projetado por Alberto de Faria, Fabiana Couto e Fátima Lauria Pires em 2011 e inaugurado em 2015. Dentro do MESP está a Empresa Brasileira de Gestão Ambiental Junior (EMBRAGEA), PET Ciências, Projeto de Extensão Sucupira, Restaurante Universitário, Sala para Motoristas, Sala para Nutricionistas, Serviço de Manutenção.

 

Edifício Paulo Freire (Unidade Acadêmica – UAC): Projetado por Alberto de Alves de Faria, Fabiana Couto, Fátima Lauria Pires e Carolina Caetano em 2007 e inaugurada em 2011. Dentro do UAC está 18 Salas de aula, Auditório Augusto Boal, Biblioteca do Campus, Laboratório de Artes, Laboratório de Ensino de Biologia 1, Laboratório de Ensino de Biologia 2, Laboratório de Ensino de Química 1, Laboratório de Ensino de Química 2, Laboratório de Ensino de Informática, Laboratório de Informática Casa Digital, Laboratório Multiusuário de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, Laboratório de Biologia Celular e Biotecnologia, Reprografia, Serviço de Enfermagem, Serviço de Tecnologia da Informação e Apoio Técnico, Teatro de Arena.

 

Foto: combrasen.com

Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP): Primeira edificação do Campus UnB Planaltina, foi projetada por Alberto de Alves de Faria e Érico Paulo Siegmar Weidle em 2001 e ocupada em 2006, teve sua ampliação inaugurada em 2015.  Dentro da UEP está 2 Salas de Aulas, 2 Salas de Reuniões, Auditório, Direção, Incubadora, Tecnológica de Cooperativas Populares, Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Ciências 1, Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Ciências 2, Laboratório de Computação Científica, Laboratório de Educação e Comunicação Comunitária , Laboratório de Ensino de Geociências e Física 1, Laboratório de Ensino de Geociências e Física 2, Laboratório de Experiências Agroecológicas, Laboratório de Microscopia e Limnologia, Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Extensão Social, Laboratório de

Foto: ceplan.unb.br

Qualidade e Segurança de Produtos Agrícolas Alimentares, Laboratório Multiusuário de Biogeoquímica e Materiais, Laboratório Multiusuário de Nanociência Ambiental e Aplicada, Núcleo Brasília – Observatório das Metrópoles, Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais e Limnológicas, Sala de Coordenação de Curso, Salas de professores, Secretaria de Extensão, Secretaria de Graduação, Secretaria de Pós-Graduação, Serviço de Compras e Finanças, Serviço de Gestão de Pessoas, Serviço de Orientação Universitária, Serviço de Programa de Desenvolvimento Social, Serviço de Protocolo, Serviço de Segurança e Transporte.

Uma curiosidade bem legal que descobri sobre a FUP é que ela apresenta uma organização matricial (confesso que fui pesquisar o que era matricial hihihi), onde há uma fusão de departamentos, ou seja, todos os professores e servidores técnico-administrativos são vinculados à faculdade, não havendo departamentos.

Agora vem minha opinião pessoal: Esse semestre tive a oportunidade de pegar duas disciplinas no campus e apesar de não ser nada perto da minha, visitar outro campus além do Darcy, tem sido uma experiência muito bacana. Ele é beeem menor que o Darcy, o que o torna mais acolhedor. Aparentemente, todos se conhecem e os professores conseguem ter uma relação um pouco mais pessoal com os alunos (eu particularmente gosto muito disso).

O que tenho a dizer é: UnB é UnB em qualquer lugar. Deixe o preconceito de lado, não é porque o campus é mais novo que a qualidade cai, muitas vezes o contrário, #fica a dica!

 

 

Gostou das informações? Quer mais? É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos atualizando essa séria de descobertas sobre essa Universidade maravilhosa.

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta