Gênero textual – Carta

Olá, futuros coleguinhas de UnB, tudo bem com vocês?

Essa semana, no curso prático de redação, dois, dentre os três temas de proposta de redação, são do gênero textual CARTA. Vocês sabiam que eles podem e são cobrados na prova de redação? E sempre quando caem, surpreendem e pegam grande parte dos vestibulandos de surpresa, principalmente para quem está acostumado com as propostas de redação do ENEM.

Todavia, não poderíamos deixar que vocês chegassem lá despreparados, então, no post de hoje vamos dar dicas de como deve ser a estrutura de uma carta, mas antes é preciso que fique claro que há cartas informais, dedicadas a familiares e amigos. Há também cartas formais dirigidas a instituições, a entidades oficiais e afins.

Agora que já sabem desse detalhe, vamos à estrutura:

1) Cabeçalho: O autor do texto deve indicar local e data;

2) Vocativo/Saudação e identificação do destinatário: Deve ser feita com base no grau de formalidade ou intimidade existentes entre os interlocutores;

3) Texto: O desenvolvimento da carta deve ser feito na primeira pessoa do singular (eu), sendo dirigido ao leitor através de vocativos e pronomes de tratamento;

4) Despedida: Deve iniciar na margem do parágrafo e na linha abaixo do corpo de texto. Para a despedida é comum utilizar a expressão “atenciosamente” ou “carinhosamente”, sendo esse segundo para uma carta mais informal e íntima;

5) Assinatura: É de praxe utilizarmos a margem de parágrafo na linha abaixo da despedida. Entretanto, em provas de concursos e vestibulares não é permitido ao candidato se identificar na folha definitiva, porém às vezes eles pedem para que assinem com algum nome genérico (fica esperto nisso!).

Nem é tão difícil assim, não é mesmo? E pra ainda não sabe, nossas apostilas de redação e questão tipo D já estão disponíveis para compra aqui no site. Garanto que irá ajuda muuuuito.

 

Gostou das informações? Quer mais?  É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos trazendo o máximo de dicas possíveis para facilitar sua vida de estudante.

 

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: