fbpx

Vale mesmo a pena fazer o PAS?

Olá, futuros coleguinhas de UnB, tudo bem com vocês?

Acredito que grande parte de vocês também estão fazendo o ENEM, e sempre surge aquela dúvida: “Me preparo para o ENEM ou para o PAS?”.

O ENEM não é fácil, tampouco o PAS, mas, comparativamente, a tentativa de entrar na UnB se torna bem mais tranquila e dinâmica pelo Programa de Avaliação Seriada. Hoje, vou trazer pra vocês os porquês do PAS ser a melhor opção para quem está no Ensino Médio.

1) Conteúdo: O conteúdo do ENEM é bem mais extenso. Veja: em dois dias de prova, ele reúne o conteúdo de três anos. O PAS, em 3 dias de prova, ao longo de 3 anos, que ele reúne todo esse conteúdo. Poderíamos dizer, assim, que o PAS, em cada prova individualmente, tem apenas o conteúdo de um ano, ou seja, é apenas um terço da prova do ENEM. Quanta diferença para se estudar, não?! Qual é mais fácil, estudar o conteúdo de um ano ou o conteúdo de três anos?

2) Pressão psicológica: Em termos de pressão, sempre é um grande nervosismos fazer uma prova para entrar na universidade, ainda mais a gloriosa UnB. Fossem o PAS, ENEM ou vestibular tradicional, sempre achei uma grande responsabilidade fazer. Mas, acredite, decidir os próximos 4 ou 5 anos da sua vida em apenas dois domingos é bem mais doloroso do que decidir isso ao longo de três anos, em 3 provas e etapas diferentes, que podem ser bem tranquilas quando se vai bem nas duas primeiras etapas (fica a dica). A diferença é gritante!! O ENEM é cada vez mais popular, a sociedade, a imprensa, a família, o twitter, os youtubers… todos atentos e pressionando para criar um meme seu. É horrível a pressão. Só vai entender isso quem perder o PAS e realmente depender do ENEM para entrar na UnB. Espero que não seja o seu caso!

3) Tamanho da prova: Se considerarmos cada prova individualmente, o PAS tem 100 questões na primeira etapa, 110 na segunda e 120 na terceira, a maioria delas objetivas, e uma redação em cada etapa. Totalizando 330 questões e 3 redações. O ENEM tem 90 questões no primeiro dia e 90 no segundo (todas de múltipla escolha) e uma redação. O PAS parece ser maior né? Não! Considerando que para cada questão do ENEM haja 5 itens para múltipla escolha, são como se fossem 5 itens do PAS para você analisar, isso daria, comparativamente, um total de 900 questões (NOVECENTAS…). A diferença fica em torno de 570 questões, mas descontando as, no máximo, 15 questões de múltipla escolha, tipo C, e as discursivas, tipo D, isso deve diminuir para umas 500 questões de diferença. Ainda é gigantesca a diferença.

4) Nível da prova: Bem, este é um assunto polêmico. Não é possível fazer um julgamento objetivo. Mas posso fazer alguns apontamentos. O ENEM é feito para todos, já o PAS, não, apenas para quem estiver matriculado no ensino médio regular. O que isto significa? É fácil, o público alvo da prova diz muito sobre o seu nível de cobrança. As provas do PAS são mais interdisciplinares e com menos conteúdo. Há, inclusive, uma maior previsibilidade do que vai cair através da Matriz. O ENEM tem mais conteúdo e também é bastante interdisciplinar, o que faz com que o nível aumente ainda mais. A redação tem um peso de apenas 10% no PAS, no ENEM, pesa tal qual as outras áreas de conhecimento, e isso significa uma desvantagem para quem é melhor na redação e uma vantagem para quem não é tão bom assim.

5) Número de vagas

Esta também é igualmente fácil. A UnB acredita tanto no PAS que reserva 50% de suas vagas a ele, outras 25% para vestibular e apenas 25% para o ENEM (SISU), ou seja, o dobro. E aí, o PAS é ou não é mais dinâmico para se entrar na UnB?

Bem, eu poderia apresentar outros argumentos aqui, mas o texto ficaria longo demais e acredito que já foi suficiente para você apostar todas as suas fichas no PAS. Esteja você na primeira, segunda ou terceira etapa, ainda dá tempo de estudar ou revisar, afinal o conteúdo não é bem menor?

Não quero que você deixe de fazer o ENEM ou qualquer outro vestibular, é sempre bom aumentar as possibilidades. Mas não deixem de colocar o PAS como sua prioridade pelos argumentos já apresentados acima.

 

Gostou das informações? Quer mais? É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos trazendo o máximo de dicas possíveis para facilitar sua vida de estudante.

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido.
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: