Psicológico de um estudante do Ensino Médio

Olá, futuros coleguinhas de UnB, tudo bem com vocês?

A cada dia que passa, a data da prova do PAS se aproxima e ansiedade começa a bater, né? A galera da primeira etapa, geralmente, está mais despreocupada, mas os da segunda e terceira estão um tanto desesperados, principalmente, os da terceira, pois se diz por aí que temos que sair direto do terceiro ano e alavancar na faculdade, e isso acaba sendo uma pressão e tanto!

Fazer a escolha do curso, após o término do ensino médio, é uma grande responsabilidade. Por mais que na fase da adolescência a gente ache que sabe tudo, isso não é verdade (sinto lhe informar). E quando percebemos isso, já tomamos váaarias decisões das quais nos arrependemos, e por essa razão, para fazer a escolha a profissão que quer seguir pelo resto da vida, é necessário que não seja por influência alheia e muito menos por pressão psicológica de terceiros.

Medicina pode ser um curso lindo, seus pais podem ser médicos incríveis, mas se você não tem interesse nessa área, não a escolha, porque isso pode te tornar um profissional insatisfeito (sabe aqueles médicos que parecem de mal com a vida? Aposto que foi o caso deles hihi). As vezes, essa decisão acaba tornando-se um peso nas costas de muitos jovens, que por vezes, só escolhem a sua profissão para suprir a pressão da sociedade (NÃO FAÇAM ISSO!!).

Milhares de jovens no mundo todo sofrem por não se sentirem suficientes, e esse é um fator que agrava os sintomas da depressão e ansiedade na vida do estudante vestibulando. O caso piora mais ainda, quando o estudante não consegue se dedicar totalmente aos estudos, pois precisa trabalhar, levando assim, uma jornada dupla. Conciliar trabalho, estudo e ainda manter uma vida social, pode ser muito complicado, não conseguindo fazer nenhuma das partes da vida de forma completa.

A verdade, é que a vida de um estudante é uma rotina muito pesada. Sempre submetido a um número enorme de obrigações e escolhas que afetam diretamente o próprio futuro. A dica que deixamos hoje para vocês, é que tentem viver um dia de cada vez, resolver um problema de cada vez, fazer uma escola de cada vez, se preocupar é natural, mas não deixe que a preocupação do futuro te impeça de viver o presente (Estamos entendidos, futuros coleguinhas?).

 

Gostou das informações? Quer mais? É só continuar acompanhando o blog, fiquem de olho que nos próximos dias estaremos trazendo o máximo de dicas possíveis para facilitar sua vida de estudante.

Até o próximo post, Tchaau!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: