Como manter a motivação?

E aí, futuros calouros, como estão?

Temos recebido inúmeros relatos de estudantes que não conseguem se manter motivados durante a quarentena, principalmente com tantos acontecimentos ruins ao nosso redor.
tenor (15)

Sendo assim, vamos falar sobre MOTIVAÇÃO!

É normal ficar desmotivado?
Claro que sim! Em algum momento todo estudante já se deparou com dificuldades e se sentiu desanimado, IMAGINA AGORA NESTE MOMENTO DE PANDEMIA. Por dificuldades eu me refiro não somente às matérias complicadas e que são consideradas chatas (no meu caso tudo que é de exatas, já que sou de humanas kkk), mas também do peso de tomar decisões sobre o futuro, a preocupação com nota de corte, saber como e por onde começar a estudar, entre tantas outras coisas.

Mas afinal, o que é motivação?
A palavra “motivação” (mo-ti-va-ção) é um substantivo feminino que vem do latim movere e indica movimento para a ação. #momentoenciclopedia hahaha

tenor (18)

Mas falando sério, motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Ou seja, O PRIMEIRO PASSO PARA TER MOTIVAÇÃO É TER OBJETIVOS CLAROS!

Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. 

– Autor desconhecido

#momentocoach

Agora eu lanço a questão: Por que você está estudando? O que motiva a acordar e decidir estudar?

Não sabe? Então defina um objetivo realista com data definida e de curto-médio prazo para evitar que você se desanime por não ver os frutos do seu trabalho. Mantenha o foco e concentre-se no processo, pois assim os resultados serão visíveis no devido tempo.

Agora que você já entendeu o primeiro passo, vamos às dicas para se manter motivado/a:

  • Pense menos nas dificuldades.

Sempre que surgir uma dificuldade, lembre-se do motivo do seu esforço, então acredite que você é capaz de alcançar seus objetivos. Mas claro que não adianta somente pensar positivo. Seja proativo e busque formas de contornar os obstáculos ao invés de ficar emburrado(a) encarando o problema.

  • Não espere o melhor dia para começar a estudar: COMECE!

Se você esperar pelas condições perfeitas para começar, pode ser que nunca consiga estudar. Se proponha a começar e faça acontecer!

Não deu para estudar as 5 horas propostas por você? OK! Dê o seu máximo nas 2 horas que você terá para estudar. O importante é não deixar para o dia seguinte, e para o seguinte, e para o seguinte…

Já sabe onde isso vai dar, né?

  • Não queira abraçar o mundo todo de uma vez.

Decidiu estudar e se deparou com uma lista enorme de conteúdos? Calma. Se você se propuser a fazer tudo de uma única vez certamente ficará frustrado por não conseguir. Comece com pequenos passos e aprenda a dividir as tarefas grandes.

  • Valorize as pequenas vitórias.

Uma das formas mais eficazes de se manter motivado(a) é estabelecer metas diárias e definir recompensas para a realização do que foi proposto. Tenha cuidado para não se sabotar, pois as recompensas devem ser proporcionais ao esforço demandado pela meta.

  • Não se compare aos outros.

Se inspire em histórias de pessoas bem-sucedidas, mas não se compare com os outros. Lembre-se: CADA PESSOA É ÚNICA, ASSIM COMO CADA PROCESSO.

  • Seja seletivo/a!

Saiba receber críticas construtivas, reconheça quando estiver errado e sempre busque melhorar. Quanto aos comentários maldosos, desestimulantes e que não agregam nada de bom, ABSTRAIA!

SEJA VOCÊ O PRINCIPAL APOIADOR DOS SEUS SONHOS!

Você já usa alguma dessas dicas? O que você faz para se manter motivado?

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: