JUSTIFICATIVAS Simulados

  • PAS 1
  • PAS 2
  • PAS 3

Letra D. Na tirinha, a mãe de Mafalda diz que aqueles que não tomam a sopa
permanecem crianças e nunca ficam grandes. Então Mafalda pensa que o mundo estaria mais tranquilo se Marx não tivesse tomado a sopa. 

Correto. As duas palavras são acentuadas por serem agudas terminadas em vogal seguida de “n”.

Errado. O texto diz que a América tem QUASE a metade dos novos casos de
COVID-19 registrados.

Correto. É afirmado no terceiro parágrafo que ainda se teme que o pior da pandemia ainda não tenha passado.

Correto. A locução “ya que” é formada pelo adverbio de tempo ya e a conjunção que. Em espanhol usamos “ya que” do mesmo modo que usamos “pues”, “porque”, ou “puesto que”.

CERTO. Justificativa: No título está escrito “2019 niveau record des feux de forêt dans le monde”.

ERRADO. Justificativa: Em nenhuma parte do texto é apresentada essa ideia.

ERRADO. Justificativa: Está escrito no texto que muitas dessas queimadas foram reportadas pela imprensa “Nombre d’entre eux ont fait la une des journaux du monde entier”.

ERRADO. Justificativa: No texto está escrito o contrário. “Les émissions causent de multiples typologies de pollution  atmosphérique et de particules, ce qui affecte grandement la qualité de l’air”.

CERTO. Justificativa: “Le CAMS révèle qu’environ 6.375 mégatonnes de CO2 ont été rejetées dans l’atmosphère entre le 1er janvier et le 30 novembre 2019”.

Certo. Um escritor é alguém que escreve sobre qualquer independente da superfície.

Certo. Aqueles que contam ou cantam histórias escrevem-nas no ar, de acordo com o autor.

Certo. Etymology é o estudo da origem das palavras.

Certo. “Drawback” é uma palavra sinônima de “downside”.

Errado. “Awfully nice” e “scarcely pleasant” têm sentidos opostos, sendo seus significados “terrivelmente bom” e “dificilmente agradável”, respectivamente.

CERTO. Justificativa: A partícula se apresentada no início das orações é uma conjunção adverbial condicional. Ela introduz uma oração e indica hipótese ou condição.

LETRA D. Justificativa: O termo “acredito que”, constante na letra D, atribui à reescrita o mesmo sentido de “creio que”, do período original. O termo “e até mesmo” da reescrita está correto, pois o “mas”, do trecho original, tem função aditiva.

LETRA A. JustificativaA letra B está errada, pois vêm está concordando com “as riquezas”. Na letra C, o Se não se classifica como pronome reflexivo, mas como uma conjunção subordinativa condicional. Na letra D, o ponto de vista não é em terceira pessoa, mas em primeira pessoa. Portanto, a opção correta é a letra A.

CERTO. Justificativa: A obra é considerada o segundo livro da tetralogia formada pelos seguintes diálogos: Eutífron, em que vê-se o filósofo, ainda livre, indo para o tribunal a fim de conhecer as acusações do jovem Meleto; a Apologia, (objeto da análise) com a descrição do processo de condenação; o Críton, com a visita de seu amigo mais querido ao cárcere; e o Fédon, com os últimos instantes de vida e o discurso sobre a imortalidade da alma de Sócrates.

CERTO. Justificativa: A sua estratégia durante toda a discussão foi a de ter um discurso o mais ético possível e a de argumentar de forma contrária a acusação, expondo as contradições de seus adversários. Assim, os seus argumentos, recheados de ironia, faziam os acusadores ficar sem palavras para prosseguir na acusação.

CERTO. Justificativa: Ele queria morrer de uma forma que chagasse perante os deuses com a consciência limpa, e, portanto, digno de figurar entre eles.

CERTO. Justificativa: O pronome “eles” assume, no segundo período do texto, a posição de sujeito para retomar “Cientistas e agricultores”. A pronominalização – substituição de um termo por pronome – é um recurso utilizado para evitar um texto repetitivo.

ERRADO. Justificativa: De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss (2009), a palavra proliferação significa “ato ou efeito de proliferar; reprodução, aumento, multiplicação”, ou seja, o contrário de redução.

CERTO. Justificativa: Os três movimentos da peça são Allegro Moderato, Adágio e Allegro.

ERRADA. Justificativa: Os cloropastos apresentam apenas duas camadas membranosas. 

ERRADO. Justificativa: Os processos descrito como referentes à água ocorrem graças ao seu calor específico e não ao seu calor latente. 

CERTO. Justificativa: A questão discorre sobre a presença do carbono em moléculas orgânicas tais quais proteínas, lipídeos, carboidratos e acidos nucleicos.  

ERRADO. Justificativa: A partir dos compostos citados foi possível o metabolismo de compostos mais completos. 

LETRA B. Justificativa: 

Alternativa A está correta pois os minerais desempenham diversas funções vitais no organismo, sendo transportados em sua forma iônica dissolvidos em água.

Alternativa B está incorreta pois apesar de ser a primeira fonte energética a ser consumida o
carboidrato não é a fonte mais energética possível, esta é uma característica dos lipídios.

Alternativa C está correta pois os lipídeos realmente apresenta não apresenta afinidade pela água,
sendo indissolúvel na mesma e por definição hidrofóbica. Com relação a sua função podemos identificar diferentes tipos de lipídeos atuando nas categorias descritas.

Alternativa D está correta pois as vitaminas são vitais para o funcionamento do corpo humano
levando por exemplo ao desenvolvimento da beribéri em casos de deficiência nos níveis de vitamina B1.

ERRADO. Justificativa: Durante a Revolução Industrial, o principal combustível ou fonte de energia era o carvão mineral que na época era bastante abundante na natureza, mas de difícil extração nas minas. O alto teor energético que fornecia na queima além da necessidade impulsionar a indústria, deu dinâmica as cidades a partir do uso nas locomotivas a vapor, nas máquinas, nos motores e principalmente em navios que exportavam a produção brasileira e vendiam pela Europa.

LETRA D. Justificativa: Dentre as fontes energéticas dispostas, o carvão vegetal e a lenha impactam no meio ambiente pois não são extraídas na maioria das vezes de zonas de reflorestamento o que favorece e intensifica o desmatamento e a derrubada ilegal de árvores. A cana-de-açúcar é uma fonte de energia limpa, não impacta negativamente na natureza, porém não é viável o seu processamento em comunidades rurais pequenas e de agricultura familiar justamente porque necessita de um completo aparato industrial para transformar a cana em etanol. Contudo, o óleo vegetal é ideal em todos esses quesitos, pois é vindo de plantas oleaginosas produzidas até mesmo em sua própria propriedade e usado como fonte de energia alternativa as de origem fóssil.

CERTO. Justificativa: O conceito de transição demográfica foi criado para representar o crescimento excessivo da população mediante uma melhora significativa na medicina tendo vista a prevenção e o tratamento adequado de doenças, o avanço tecnológico e o modo de vida urbano. Para compreender tal
conceito é necessário conhecer as quatro fases da transição demográfica. Primeiro, temos uma alta taxa de natalidade e alta taxa de mortalidade infantil, segundo a queda da mortalidade infantil por melhorias sanitárias, terceiro as taxas de natalidade são controladas por causa do uso de anticoncepcionais, e por fim as taxas de natalidade e mortalidade se equilibram e estabilizam o crescimento positivo da população.

ERRADO. Justificativa: A projeção de Peters mantinha a proporção das áreas dos países, mas não mantinha a forma dos continentes, além de privilegiar os países de terceiro mundo ou subdesenvolvidos identificados no hemisfério sul do globo.

LETRA C. Justificativa: É a projeção de Peters, identificada facilmente pela sua distorção nas zonas próximas a Linha do Equador e aumentando os continentes americano e africano. Conhecida também como projeção terceiro-mundista que dá destaque aos continentes subdesenvolvidos e evidenciam o cunho político ampliando os países ao sul.

CERTO. Justificativa: A centralização do poder na monarquia e o desenvolvimento das cidades e do comércio abalaram as
estruturas sociais e econômicas construídas na Idade Média, cuja centralidade se encontrava nas relações típicas do feudalismo. Principalmente com a ascensão da burguesia e, consequentemente, do capitalismo, aquela clássica divisão estamental da sociedade medieval é questionada e passa por alterações.

CERTO. Justificativa: Carlos Martel ficou bastante reconhecido pela sua campanha na Batalha de Poitiers, no ano 732. Nessa batalha, o exército franco venceu as tropas árabes e é considerada o evento que freou o expansionismo muçulmano.

ERRADO. Justificativa: A figura de São Francisco de Assis foi a primeira a reivindicar o voto de pobreza como um valor a ser seguido pelos seus seguidores, exatamente o contrário do afirmado pelo item. À época foi perseguido por lideranças da Igreja Católica, pois a Igreja ostentava suas riquezas mesmo em meio às amplas contradições sociais daquele momento.

CERTO. Justificativa: Portugal e Espanha somente puderam ser pioneiros nas Grandes Navegações por conta do pioneirismo da centralização política e administrativa de seus Estados. Mais tarde, toda a Europa foi passando por esse processo, até o ponto da formação do Estado Nacional no século XIX.

ERRADO. Justificativa: O direito divino dos reis absolutistas foi uma doutrina filosófico-jurídica que vigorou entre os séculos XVI e XVII, tendo como principal formulador Jean Bodin.

ERRADO. Justificativa: O incêndio é causado pela queima de algum combustível em contato com o oxigênio presente no ar atmosférico. Esse tipo de transformação é uma reação química, pois ocorre com formação de novas substâncias. Dentre as substâncias formadas estão o dióxido de carbono e água, no caso de uma combustão completa.

ERRADO. Justificativa: O gráfico mostra a mudança de fase de uma substância. Note que durante a mudança de fase não ocorre alteração na temperatura. A temperatura de fusão do alumínio é 660 ºC, temperatura que esse metal passa do estado sólido para o líquido. Já a de ebulição é de 2056 ºC, ou seja, somente nesse valor de temperatura o metal líquido começa a passar para o estado gasoso.

CERTO. Justificativa: Pela equação, é possível observar que os coeficientes estequiométricos do K 2 Cr 2 O 7 e do CH 3 CH 2 OH são 1 e 3, respectivamente. Dessa forma, 1 mol de dicromato de potássio reage completamente com 3 mol de etanol.

CERTO. Justificativa: Para calcular a massa molar do sulfato de cromo, é necessário consultar a massa atômica dos elementos na tabela periódica.

Cr 2 (SO 4 ) 3

Cr: 2 x 52,0 = 104
S: 3 x 32,1 = 96,3
O: 12 x 16,0 = 192

Somando todos os valores obtidos, temos 392,3 g/mol.

 

ERRADO. Justificativa: Os modelos deveriam representar as moléculas de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ), etanol (C 2 H 6 O) e etanal (C 2 H 4 O). Essas fórmulas foram apresentadas na equação. Os modelos 2 e 3 realmente representam as moléculas de etanol e etanal, respectivamente. Todavia, o modelo 1 possui somente seis átomos, enquanto uma molécula de ácido sulfúrico possui sete (dois átomos de hidrogênio, um átomo de enxofre e quatro de oxigênio). Dessa forma, o item está incorreto.

ERRADO. Justificativa: As obras de Mestre Didi são caracterizadas como arte, sendo inclusive caracterizadas como arte afro-brasileira.

CERTO. Justificativa: Os trabalhos de Mestre Didi sempre tiveram uma temática relacionada com a natureza, terra e entidades responsáveis pela manutenção do equilíbrio natural. De acordo com ele, Mãe Terra-Lama é representada pela orixá Nanã.

ERRADO. Justificativa: As raízes africanas se misturam à cultura baiana.

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: 

Letra C. Justificativa: 


LETRA D. Justificativa:

CERTO. Justificativa: Ifigênia decide optar pela morte com a fala de que irá abdicar da vida para o coletivo, e se conforta em pensar na glória póstuma que terá.

CERTO. Justificativa: As tragédias gregas discutem temas atuais e relevantes sobre indivíduos, cultura e a sociedade.

ERRADO. Justificativa:

Para conferir o lucro da empresa no mês de junho basta encontrar o valor de para .
Substituindo por 6 na função, obtem-se:

Observação: Outra forma de se resolver o item é conferir que a função tem apenas uma raíz
que é x = 6. Isso significa que o único mês em que o lucro mensal da empresa foi nulo foi junho
(Tendo em vista que x = 6 representa o mês de junho).

Logo, pode-se afirmar que o lucro da empresa no mês de julho não foi nulo. Portanto, o item
esta ERRADO.

Em um triângulo retângulo, o lado que representa a hipotenusa desse triângulo é sempre o
lado que esta oposto ao ângulo de 90°. Portanto, as hipotenusas dos triângulos ABC e DBE são
respectivamente os segmentos AD e DB .
Como o ângulo do vértice B é comum em ambos os triângulos, pode-se estabelecer a seguinte
relação entre os catetos opostos a esse ângulo e as hipotenusas desses triângulos:

Portanto o item esta ERRADO.


Analisando o desenho obtido como um triângulo retângulo, pode-se estabelecer a relação pitagórica:

Completando o diagrama de Venn com os conjuntos A, B, e C, obtem-se:

Onde A representa o conjunto das pessoas que afirmaram usar canetas, B o conjunto das pessoas que afirmaram usar lápis, e C representa o conjunto das pessoas que afirmaram usar lápis.

Analisando o diagrama, deve-se perceber que para encontrar a quantidade de pessoas que usam canetas e lapiseira, basta somar todos os valores do diagrama e iguala-los a quantidade total de pessoas entrevistadas.

14+9+6+7+5+1+x=51

42+x=51

x=51-42

x=9 pessoas

Portanto, como a quantidade de pessoas que afirmaram usar caneta e lapiseira é 9, conclui-se que o item esta ERRADO.

Numa função afim, o coeficiente angular (α) determina qual será a inclinação da reta. Caso esse coeficiente seja positivo, o ângulo dessa reta em relação ao eixo x também será positivo, e caso esse coeficiente negativo, o ângulo dessa reta, em relação ao eixo das abscissas, também será negativo.

Observação: Com “ângulo negativo” refere-se  a angulação que se desloca no sentido oposto ao sentido anti-horário(sentido usual). 

Portanto, dentre os gráficos, o que melhor descreveria a função descrita no enunciado seria o gráfico apresentado em b). Pois ele é o único que apresenta sua angulação em relação ao eixo x como sendo negativa. 



CERTO. Justificativa: A representação de Susana e os anciãos não foi um tema tido como novidade na história da arte, porém foi considerada uma história que justificava a aparição do nu feminino por artistas homens. Artemísia foi a única mulher do período a representar a estória com uma nova perspectiva.

LETRA A. Justificativa: Na tirinha vemos alguém resolvendo ser o momento para lidar com seu trabalho, mas no lugar de fazer isso, acaba se dedicando a vídeos do YouTube. A melhor alternativa é a alternativa “A”, já que a pessoa negligenciou suas obrigações.

 

CERTO. Justificativa: No primeiro parágrafo é dito que tal feito era um recorde dos Beatles. 

 

ERRADO. Justificativa: Love Yourself: Tear foi o primeiro número um em venda de discos nos Estados Unidos. Em momento algum foi dito que foi o primeiro disco da banda.

 

CERTO. Justificativa: De acordo com as regras para numerais, a grafia está correta.

 

CERTO. Justificativa: É aformado no penúltimo parágrafo que os números alcançados pela banda BTS representa tanto o sucesso da banda quanto o do gênero.

CERTO. Justificativa: “Vous pouvez être infecté en respirant le virus, si ‎vous êtes à proximité d’une personne malade, ou en ‎touchant une surface contaminée puis vos yeux, ‎votre nez ou votre bouche.‎”

ERRADO. Justificativa: Não existe nenhuma afirmação dessa no texto. As instruções da OMS, têm como o objetivo prevenção.

CERTO. Justificativa: No ínicio da cartela, eles afirmam que a maior parte dos contaminados terão sintomas fracos-moderados. “La majorité des personnes atteintes de la COVID-19 ‎ne ressentiront que des symptômes bénins ou ‎modérés et guériront sans traitement particulier”. ‎

CERTO. Justificativa: A doença é nova, mas a linha do vírus não. “(COVID-19) est une ‎maladie infectieuse”

ERRADO. Justificativa: É possível se contaminar com contato do vírus nos olhos ou boca. “Vous pouvez être infecté en respirant le virus, si ‎vous êtes à proximité d’une personne malade, ou en ‎touchant une surface contaminée puis vos yeux, ‎votre nez ou votre bouche”.

Certo. Ambas frases transmitem o mesmo sentido de tristeza ou angústia.

Errado. Adultos preferem fazer ligações ao invés de mandar mensagens.

Errado. Este é um palpite da autora do texto.

Errado. De acordo com a autora, sair de casa sem o celular ou sem camisa é algo inimaginável para a maioria dos adolescentes e adultos.

Certo. A autora percebeu que se ela quisesse se manter conectada com os filhos era melhor se juntar á popularidade das mensagens de texto.

CERTO. Justificativa: O advérbio de modo “mal” exprime no período a ideia de que não é possível visualizar com clareza a ilha dos Melões, devido a escuridão da noite. Ou seja, distinguia-se a ilha com dificuldade.

CERTO. Justificativa: Sim. Todos os termos se referem ao personagem Deolindo.

CERTO. Justificativa: De acordo com a gramática normativa, quando a palavra “até” inicia expressões que indicam lugar, como acontece no trecho “Genoveva acompanhou-o até a porta para lhe agradecer…”, seguida de palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional.

CERTO. Justificativa: O enunciado descreve as diferenças entre vacina e soro, sendo a vacina um exemplo de imunização ativa e o soro de imunizacao passiva.

CERTO. Justificativa: Apresenta a necessidade de se produzir novas vacinas devida a alteração no material genético dos agentes virulentos envolvidos.

ERRADO. Justificativa: As principais células envolvidas na produção de anticorpos são os linfócitos B, que uma vez ativadas se proliferam e diferenciam-se em plasmócitos, e estes produzem os anticorpos.

ERRADO. Justificativa: Os vírus classificados como retrovírus são aqueles vírus que apresentam em sua composição a presença da enzima RNA polimerase.

CERTO. Justificativa: O lixo inorgânico, além de poluir o meio ambiente, também serve de reservatório de água parada proveniente das chuvas, onde se desenvolvem larvas de mosquitos, como o Aedes aegypti, um preocupante vetor de diversas doenças, como dengue, febre amarela, chikungunya e zika. O controle populacional desse inseto em áreas urbanas é primordial para o controle de epidemias e da manutenção da saúde pública.

Alternativa A está correta pois considera a ordem das categorias taxonômicas, sendo esta Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
Alternativa B está correta pois descreve a relação evolutiva correta entre bactérias atuais e arqueobactérias.
Alternativa C está correta pois apresenta a característica dos componentes do domínio archaea de habitar ambientes com condições naturais extremas tais quais temperatura, ph ou salinidade.
Gabarito → Alternativa D pois o domínio eukarya contempla tanto organismos unicelulares quanto
multicelulares.

LETRA D. Justificativa: Os termos “uma revolução” e “o sangue” desempenham a mesma função sintática de objeto direto
dos verbos “continuar” e “transtornar”, respectivamente, em suas orações.

CERTO. Justificativa: De acordo com a teoria de Arrhenius, em meio aquoso, ácidos são substâncias que liberam o íon H + e bases, o íon OH – . O professor foi o único que decidiu fazer uma camiseta com a fórmula de uma substância que, ao ser dissolvida em água, faz com que o pH tenha um valor maior que 7. Isso significa que o professor escolheu estampa com a fórmula de uma base, ou seja, a camiseta 3, com a fórmula do hidróxido de potássio.

CERTO. Justificativas: A reação entre um ácido e uma base é chamada de reação de neutralização. Nesse tipo de reação, dois produtos são formados: um sal e água. As fórmulas presentes nas camisetas 3 e 6 são as fórmulas do hidróxido de potássio e do ácido clorídrico, respectivamente. Ao reagirem, formam o sal cloreto de potássio e água, exatamente como mostra a equação.

ERRADO. Justificativa: Realmente a fórmula do sulfato de cálcio, substância iônica, está apresentada na camiseta 2. Entretanto, os íons Ca 2+ são cátions e os SO 4 2- são ânions. Lembre-se: íons positivos são cátions e íons negativos são ânions.

ERRADO. Justificativa: O neocolonialismo do século XIX encontrou solo fértil nos continentes africano, asiático e sul
americano. O movimento liderado pelo presidente James Monroe, chamado Doutrina Monroe tinha como objetivo concentrar a dominação das Américas nas mãos dos Estados Unidos, ou seja, impedir que outros países investissem e tivessem influência sobre os países americanos. Os esforços mundiais se voltaram para os continentes africano e asiático, e em menor grau para o continente americano. Os Estados Unidos também competiram por mercados externos à américa.

CERTO. Justificativa: De Getúlio Vargas até o final da Ditadura Militar, o Brasil passou por um processo de amplo incentivo à modernização da agricultura e o investimento em artigos de monocultura como a soja, milho, cana-de-açúcar e algodão. Essas monoculturas foram e são responsáveis por grande parte das exportações brasileiras, e representaram forte crescimento econômico para o Brasil.

CERTO. Justificativa: A Revolução Industrial que aconteceu ao longo do século XIX modificou o modo de economia mundial e consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante. As leis de mercado e os avanços tecnológicos se encarregaram de tornar o mundo cada vez mais capitalista e industrializado.

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa:

CERTO. Justificativa: O Cerrado é um bioma brasileiro localizado nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais e em menor área nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná e São Paulo. A vegetação é marcada pela presença espaçada de árvores, de caule torto e folhas pequenas, além de gramíneas e arbustos. O bioma do Cerrado, pela longa extensão, é uma zona de transição entre Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga. O seu clima é favorável ao tipo de vegetação, com duas estações bem definidas, o inverno seco e verão chuvoso.

ERRADO. Justificativa:

A menor temperatura possível é conhecida por 0 absoluto que em Kelvin é o 0K convertendo 0 K para celsius :

Temperatura em Kelvin = Temperatura em celsius + 273

Essa é a fórmula utilizada para conversão, substituindo os valores :

0= temperatura em celsius+273

temperatura em celsius = -273°C

Então os astronautas podem ter enfrentado temperaturas extremas de até -273°C

ERRADO. Justificativa: Atualmente existe 3 escalas de temperaturas diferentes, Celsius, Kelvin e Fahrenheit e é possível converter todas as temperaturas mesmo tendo referências diferentes.

ERRADO. Justificativa: Capacidade térmica é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Pode ser calculado de 2 maneiras: 

A capacidade térmica depende da sua massa e do calor específico. Por este fato os refúgios não devem ser necessariamente esféricos pois a capacidade térmica não depende do formato.

 

CERTO. Justificativa: “Todo mundo” é uma variação da expressão “todo o mundo”, que se refere a todas as pessoas do planeta. Na letra da música, a expressão sem o artigo “o” assume a ideia de “todas as pessoas/várias pessoas”, mas não necessariamente o mundo inteiro. A forma verbal “dizem”, na terceira pessoa do plural indetermina o sujeito. Não há como saber quem está dizendo algo sobre a moça.

ERRADO. Justificativa: Dom Pedro II instituiu a política de revezamento entre liberais e conservadores na composição de seu governo exatamente para promover uma maior estabilidade. Caso houvesse irrelevância das suas diferenças, essa medida não seria necessária. Além disso, com a leitura do próprio texto, podemos ver que a troca do Partido Conservador pelo Partido Liberal acarretaria na reforma eleitoral, o que demonstra uma mudança de postura entre os partidos.

ERRADO. Justificativa: A partir do trecho, é possível inferir apenas que, na carta enviada pelo Imperador ao Duque de Caxias, havia a informação de que os liberais haviam sido chamados ao poder. Além disso, fazia parte do Partido Conservador.

CERTO. Justificativa: A Revolução Industrial promoveu desenvolvimento para os países que se industrializaram, mas também para os países detentores de matéria prima. Os países que se industrializaram precisavam de matéria prima para produção, mas nem sempre tinham tudo que precisavam, desta forma, importavam a matéria prima de países que ainda não haviam se industrializado, promovendo assim o desenvolvimento desses países.

ERRADO. Justificativa: A tirinha ironiza o fato de que em uma linha de montagem, cada trabalhador precisa saber somente a parte que lhe cabe da fabricação, não precisa conhecer as outras partes e nem mesmo o produto final.

ERRADO. Justificativa: É uma manifestação cultural do estado do Pará. 

CERTO. Justificativa: O carimbó objetiva expressar o cotidiano das populações ribeirinhas, dos agricultores e pescadores da região, bem como a relação que eles mantêm com o meio ambiente. 

CERTO. Justificativa: Os elementos dessa manifestação (canto, música, dança e a formação instrumental) foram tradicionalmente transmitidos pela oralidade. 

CERTO. Justificativa:


CERTO. Justificativa: 

O primeiro passo para se resolver essa questão é encontrar os valores das constantes A e B, e após isso utilizar esses valores para encontrar C(25).

Usando o valor de C(0) fornecido no enunciado, tem-se:

Se o enunciado diz que após 5 meses o valor de C(0) caiu para metade, então é correto afirmar que C5=5000. Substituindo esses valores na expressão encontrada anteriormente, obtem-se:

Substituindo o valor encontrado na expressão anteriormente, obtem-se:

Agora, para encontrar o valor de C(25) basta substituir t por 20 na equação encontrada, obtendo:

 

 

ERRADO. Justificativa: Os autores da Constituição Federal de 1988 se dividem em dois grupos, o das centenas de deputados e senadores integrantes da Assembleia Nacional Constituinte e o dos literalmente milhões de cidadãos brasileiros que clamavam e lutavam por uma nova Constituição para o Brasil, pela volta de uma democracia realmente participativa.  

CERTO. Justificativa: No caso da ANC do Brasil, que tinha a função de transformar o país numa nação democrática, a sua composição era de 559 parlamentares, 487 deputados e 72 senadores, que foram eleitos nas eleições gerais de 1986 e que acumularam a posição de parlamentares com a de constituintes.

ERRADO. Justificativa: Os direitos políticos podem ser definidos como todos aqueles direitos destinados a concretizar a soberania popular; como o conjunto de direitos que regulam a forma por meio da qual o povo consegue interferir no governo; como direitos essenciais ao indivíduo, pois através deles, o cidadão pode usufruir de outros direitos individuais, como o direito de expressão, direito de informação, direito de liberdade, o direito de consciência, entre outros.

CERTO. Justificativa: Não é necessário nenhum conhecimento da obra para responder a assertiva, já que a disparidade entre brancos e negros é evidente, principalmente no que tange à renda da população e seu acesso à educação.

LETRA C. Justificativa: O gráfico está representado por uma reta crescente em que a substância está aumentando a quantidade de calor absorvido.

a) Essa substância não pode ser a água pois o ponto de fusão da água é a 0°C e o ponto de ebulição é a 100 °C.
b) Do ponto B ao ponto D a substância mudou de estado físico e aumentou a temperatura.
c) Correto, mudança de estado físico nos pontos B e C e D e E.
d) Do ponto B ao ponto C a temperatura é constante e de fusão.

LETRA A. Justificativa: 

LETRA B. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: De acordo com a teoria malthusiana com o crescimento populacional, haveria fome pois a quantidade de alimento produzida de forma tradicional não seria capaz de suprir as necessidades da nova parcela da população. Com a Revolução Industrial e com as novas tecnologias, a produção de alimentos aumentou de forma acelerada e a quantidade produzida é muito superior a necessidade alimentar da população, o que acontece é que não há uma distribuição igualitária do que é produzido, fazendo com que uma parcela considerável da população não tenha acesso às calorias diárias recomendadas.

CERTO. Justificativa:  A Revolução Verde foi um processo iniciado em 1950 no México. O objetivo da Revolução Verde era aumentar a produção de alimentos, usando sementes geneticamente modificadas, irrigação em grande escala e uso de máquinas para plantar e colher. 

 

Essa revolução promoveu avanços na pesquisa de alimentos, maiores margens de lucros para os produtores, qualificação da mão de obra, modernização dos utensílios agrícolas, entre outros. Porém, nem tudo são elogios, existem muitas críticas a revolução, principalmente no âmbito social e ambiental. 

 As críticas em âmbito social estão mais vinculadas ao uso de sementes transgênicas. Há dúvida em relação aos benefícios desse tipo de alimento para a população. Na área ambiental as principais críticas são em relação ao desmatamento e ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

ERRADO. Justificativa: É um software livre que é usado pela FUNAI e algumas instituições para a proteção dos povos indígenas. Entretanto, certamente pessoas e instituições fazem uso da ferramenta com planejamento de ações contrárias a proteção do índio.

CERTO. Justificativa: A reflexão é ampliada na medida em que é possível perceber, por meio da plataforma, o quanto o país é diverso e o quanto a história da sociedade foi construída de forma não linear.

ERRADO. Justificativa: Não faz alusão às guerras coloniais na África.

CERTO. Justificativa: O texto afirma isso no final do segundo parágrafo.

ERRADO. Justificativa: A partícula se refere à “reacciones”.

ERRADO. Justificativa: Aparentemente, apesar das recomendações de “LaLiga”, apenas uma partida foi suspensa e não foi por comentários racistas, mas por gritos de conteúdo nazista.

CERTO. Justificativa: A expressão tem o mesmo sentido e função e não há problemas com a substituição.

CERTO. Justificativa: Aunque é uma conjunção concesiva e sino é uma conjunção adversativa.

ERRADO. Justificativa: As mascaras são compostas por diversos elementos tóxicos, e nada biodegradáveis, elas precisam de 400 anos para se decompor !

CERTO. Justificativa: A quantidade de máscaras jogadas no meio ambiente é enorme. “Les masques retrouvés dans les rues mais aussi dans la nature et dans la mer représentent donc un problème écologique.”

CERTO. Justificativa: A máscara precisa de 100 anos a mais para se degradar “il faut environ 400 ans à un masque chirurgical pour se dégrader dans la nature. Soit 100 ans de plus qu'une canette en aluminium”.

ERRADO. Justificativa: Ele fez um vídeo de denúncia, e disse que “bientôt il risque d’y avoir plus de masques que de méduses dans les eaux de la Méditerranée… “.

ERRADO. Justificativa: As máscaras foram inseridas por causa do coronavírus, mas a irresponsabilidade é dos humanos.

ERRADO. Justificativa: Forest é um aplicativo para ajudar na produtividade usando árvores virtuais e, em parceria com uma ONG, a cada 2.500 moedas ganhas pode-se comprar plantas para famílias agrícolas na África subsariana.

CERTO. Justificativa: Ao abrir outros aplicativos enquanto estiverem usando Forest, os usuários recebem notificações de que a árvore morrerá.

ERRADO. Justificativa: É necessário criar uma conta para começar a tarefa.

ERRADO. Justificativa: “To swipe” tem significado tem puxar ou arrastar enquanto que “to slide” é definido por um movimento contínuo e ordenado de deslizar.

CERTO. Justificativa: “it” se refere ao dinheiro acumulado no aplicativo ao realizar as tarefas.

LETRA B. Justificativa: Alternativa A está incorreta pois descreve como obrigatoriamente maléficos ao organismos a ocorrência de mutações, sendo que estas podem ser silenciosas, não causando alteração alguma, ou mesmo benéficas.
Alternativa B está correta pois descreve a definição correta dada a expressão “tumor“
Alternativa C está incorreta pois as mutações ocorrem necessariamente no material genético celular, sendo estas passíveis de serem transmitidas hereditariamente.
Alternativa D está incorreta uma vez que a parede celular não consegue impedir a ação da radioatividade no material genético.

ERRADO. Justificativa: Textos de caráter legislativo são, muito comumente, descritivos, uma vez que têm por função descrever dispositivos da Lei e seus desdobramentos.

ERRADO. Justificativa: Algumas vírgulas foram utilizadas para fazer enumerações dentro de itens já separados por ponto e vírgula, em “vinte e um anos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz”.

ERRADO. Justificativa: Os autores da Constituição Federal de 1988 se dividem em dois grupos, o das centenas de deputados e senadores integrantes da Assembleia Nacional Constituinte e o dos literalmente milhões de cidadãos brasileiros que clamavam e lutavam por uma nova Constituição para o Brasil, pela volta de uma democracia realmente participativa.

CERTO. Justificativa: No caso da ANC do Brasil, que tinha a função de transformar o país numa nação democrática, a sua composição era de 559 parlamentares, 487 deputados e 72 senadores, que foram eleitos nas eleições gerais de 1986 e que acumularam a posição de parlamentares com a de constituintes.

ERRADO. Justificativa: Os direitos políticos podem ser definidos como todos aqueles direitos destinados a concretizar a soberania popular; como o conjunto de direitos que regulam a forma por meio da qual o povo consegue interferir no governo; como direitos essenciais ao indivíduo, pois através deles, o cidadão pode usufruir de outros direitos individuais, como o direito de expressão, direito de informação, direito de liberdade, o direito de consciência, entre outros.

ERRADO. Justificativa: O fator RH não é determinada por herança codominante, sendo esta uma característica apenas do Sistema ABO.

ERRADO. Justificativa: A informação com relação ao Fator RH é obtida a partir do plasma sanguíneo e não da membrana plasmática das hemácias.

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: A frequência alélica de R é de 0.405 e de r é de 0.595 de acordo com a fórmula de Hardy Weinberg.

CERTO. Justificativa: O eu-lírico está conformado com o seu encontro com a morte.

CERTO. Justificativa: No verso, a palavra em destaque assume o mesmo sentido que mistério, segredos escondidos.

LETRA C. Justificativa: O nacional-socialismo alemão liderado por Adolf Hitler foi um partido de extrema direita que defendia várias bandeiras, dentre elas o antimarxista, antiliberalismo e antissemita. O desejo por retomar a soberania alemã e construir um terceiro Reich grande e firme que dominasse grande parte da Europa e perpetuasse era um desejo base do partido.

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa:

CERTO. Justificativa: É exatamente isso. Observe que a prata sofre redução e o hidrogênio sofre oxidação. Nos reagentes, o NOx da prata é +1 e o do hidrogênio é -1. Já nos produtos, o NOx da prata diminui, indo para 0, enquanto o do hidrogênio
aumenta, indo pra 0. Reações desse tipo são chamadas de reações de oxirredução.

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa:

CERTO. Justificativa: O movimento tenentista que surgiu em 1922 no Brasil tinha como bandeiras tudo o que a Velha República desprezava, como investimentos na educação e o voto secreto. O movimento tenentista cresceu entre os militares de média e baixa patentes que estavam em desagrado com a velha política.

ERRADO. Justificativa: A revolução de 1930 que elevou Getúlio Vargas ao poder iniciou também uma ruptura com a antiga política oligárquica, começando por retirar do poder as antigas oligarquias e substituir por tenentes favoráveis ao governo provisório. Porém não houve uma ruptura total com as velhas oligarquias, pois eram grupos nacionais poderoso. Desta forma, Vargas mantinha diálogos e registrava acordos
com os velhos representantes do poder.

ERRADO. Justificativa: A assertiva está incorreta por dois motivos: A Revolução dos Cravos não ocorreu no Brasil e também não recebeu esse nome pelo confronto ter sido em meio a uma plantação de cravos. É conhecida por esse nome pois quando a revolução atingiu seu objetivo e o regime ditatorial teve fim a população saiu às ruas distribuindo cravos aos soldados rebeldes que foram responsáveis pelo sucesso da revolução.

ERRADO. Justificava: A canção é atual, e vale ressaltar que ainda hoje é considerada em Portugal como um hino à resistência e símbolo da revolução. Ademais, a canção é sempre lembrada em protestos políticos por diversas partes do mundo.

LETRA B. Justificativa: A dispersão urbana é a busca da população por locais onde os terrenos são maiores e mais baratos, além de vizinhanças mais tranquilas e trânsito menos tumultuado que nas regiões mais centrais das cidades, desta forma observa-se um crescimento horizontal das cidades, para, posterior a isso, ocorrer também o crescimento vertical visando o aproveitamento de espaço.

LETRA A. Justificativa: Os feudos da Idade Média eram grandes extensões de terra com altos e resistentes muros que isolavam a população daqueles que ficavam fora do limite dos muros. Essa era uma medida protetiva em relação aos perigos que a população externa representava.

Os condomínios fechados hoje abrigam, em sua maioria, a parcela da população que tem um poder aquisitivo elevado. Esses condomínios são murados e visam limitar o acesso e contato das populações menos abastadas com aquelas que possuem mais bens materiais.

ERRADO. Justificativa: A questão está escrita de forma complexa e sua resolução é um exercício simples de lógica. Primeiro temos de entender a palavra “equânimes”, que significa igual, justa ou imparcial. Portanto a afirmação da questão é: Que as regulações que as instituições fazem no território, seja ela um plano urbanístico, um código florestal ou uma lei de zoneamento, legitima (justifica) a ocupação igualitária do território.
A questão está errada, pois o território é ocupado de forma desigual e também por que políticas públicas territoriais buscam na verdade ordenar os territórios, como é o caso de polos industriais, leis de zoneamento e códigos florestais que busca a preservação da mata.

ERRADO. Justificativa: Quando uma empresa produz em espaços escassos, é no intuito de se utilizar de mão de obra mais barata, já que a oferta por trabalho é baixa. Normalmente os trabalhos produzidos por essas
empresas são de baixa remuneração e quase nenhuma perspectiva de crescimento, agravando ainda mais a concentração de renda, já que a população mais pobre continua pobre e os grandes investidores aumentam seu lucro por diminuir o custo de produção com mão de obra barata. Um bom exemplo são as multinacionais na china e em países africanos.

CERTO. Justificativa: Com a intensificação da globalização, a tendência da linha produtiva é se fragmentar pelo globo a
fim baratear a produção. Sendo assim, um carro desenvolvido na Alemanha pode ter suas matérias primas extraídas da Angola, usinagem feita na China e suas peças montadas no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, tudo isso sem comprometer a qualidade do produto.

ERRADO. Justificativa:

Primeiro é necessário lembrar da fórmula para encontrar a potência (P) que relaciona a tensão (U) e a resistência (R) pois iremos analisar a proporcionalidade entre R e P.

Considerando que a tensão U é constante:

P e R são inversamente proporcionais, ou seja quanto maior o valor da resistência do circuito menor a potência.

A questão está errada por afirmar que essas duas grandezas são diretamente  proporcionais pois elas são inversamente proporcionais.

 

ERRADO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica.Quando conectamos dois pontos de um fio condutor a uma diferença de potencial, ligando-o a uma bateria (gerador) ou a uma tomada, por exemplo, forma-se um campo elétrico no interior dos fios, responsável pelo surgimento de uma força elétrica que arrasta os elétrons em direção ao terminal positivo ou negativo. Sendo assim o campo elétrico e o movimento dos elétrons não têm o mesmo sentido.

LETRA D. Justificativa: Analisando a estrutura do circuito podemos inferir que há resistores em série e resistores em paralelo, então este circuito é um circuito misto.

LETRA C. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: 

CERTO. Justificativa:

ERRADO. Justificativa: Vai depender do modo como é feito. Da atuação do ator, do direcionamento do encenador, entre outros. Mas não é possível afirmar que pode resultar apenas numa coisa ou em outra. Já que é preciso levar muitas vertentes em consideração.

CERTO. Justificativa: O distanciamento cria espaço para que o público desenvolva suas próprias conclusões, e para isso se distancia do sentimentalismo.

ERRADO. Justificativa: 

CERTO. Justificativa:

CERTO. Justificativa: As ideias esboçadas por Marx e Engels em 1848 só foram colocadas em prática a partir da Revolução Russa de 1917 que implantou o socialismo na Rússia e posteriormente em outros países próximos formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Com a expansão do socialismo na Europa outros países como China e Cuba, encantados pelos resultados imediatos apresentados pela URSS aderiram também ao novo sistema econômico. Em 1991 houve a dissolução da URSS e os países anexados estavam envolvidos em dívidas, fome e instabilidade social. A China apresentou forte crescimento após abrir sua economia ao capitalismo e continuar com o sistema socialista somente para os meios sociais, tornando-se um dos países mais ricos do mundo e estando abaixo do esperado em relação a Índice de Desenvolvimento Humano.

ERRADO. Justificativa: O chamado socialismo real foi a aplicação prática das ideias de Marx e Engels. O primeiro país a adotar o comunismo como forma de governo e economia foi a Rússia, posteriormente foi espalhada para outras nações como as que foram anexadas a União Soviética, China, Cuba e Coréia do Norte. 

O declínio da URSS e consequentemente do regime socialista no país não foi isolado. As outras nações de regime socialista também têm graves problemas em seus territórios, com exceção da China que abriu sua economia para o regime capitalista, porém enfrenta graves problemas no âmbito social.

CERTO. Justificativa: Acme tem um acervo gigante com obras que vão do grafite até ilustrações e esculturas. Os temas são diversificados.

CERTO. Justificativa: O lugar onde o artista escolhe para grafitar, é pensado. Então se o ambiente dialoga positivamente ou negativamente ao que a arte está querendo comunicar, o grafiteiro já pensou nisso também.

CERTO. Justificativa: Os dois podem usar uma cor ou mais de uma, mas geralmente essa é dissemelhança.

Rolar para cima